DINÂMICA TEMPORAL DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CAVEIRINHA: UM CASO DE DEGRADAÇÃO PAISAGÍSTICA EM GOIÂNIA (GO)

um caso de degradação paisagística em Goiânia (GO)

Autores

Resumo

A análise da dinâmica temporal da superfície e da rede de drenagem de uma sub-bacia permite inferir sobre a qualidade de suas paisagens. Neste sentido, a sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Caveirinha, sofreu grandes alterações vinculadas ao intenso processo urbanização que à acarretou impactos socioambientais de diferentes naturezas transformando permanentemente sua superfície e seus canais fluviais. O objetivo da pesquisa foi identificar, quantificar e qualificar tanto as tipologias dos impactos socioambientais quanto as mudanças morfométricas da rede de drenagem desta sub-bacia, entre 1992 e 2018, a fim de inferir sobre a eficiência e eficácia do poder público em relação ao combate desses impactos. A metodologia envolveu tanto o trabalho de gabinete quanto à campo para subsidiar a produção de gráficos e mapas. O projeto indicou baixa eficiência do poder público em determinados tipos de impactos, enquanto em outros mostrou-se eficiente mesmo que de forma não direta, já a eficácia foi considerada alta, pois houve diminuição real da quantidade de impactos do grupo das erosões. Apesar disso, focos relacionados com o processo de urbanização como: resíduos sólidos, empreendimentos, banco de sedimentos e retificações a eficácia foi considerada baixa, pois houve aumento desses tipos de foco.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Santos de Freitas, Universidade Federal de Goiás

    Graduando em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Intercambista Brasil-Portugal (Bolsas Santander); Ex-integrante da empresa júnior Gaia - Consultoria Ambiental; Bolsista PIBIC-2019 (Análise de impactos socioambientais) e PIBIC-2020 (Análise geoecológica) Ex-monitor de Cartografia I (Bolsista) e II (Voluntário); Integrante do Grupo de pesquisa e estudos em Geoecologia das paisagens do Cerrado - Lab. Geomorfologia e Geografia Física IESA-UFG e do Grupo de estudos em Impactos Socioambientais PETGEO-UFG. Desenvolve pesquisas em Zoneamento Ambiental e Urbano à partir da análise geográfica integrada, em riscos e vulnerabilidades socioambientais, na produção do espaço geográfico, em regionalizações e seus fluxos, bem como o ensino-aprendizagem na educação ambiental.

  • Karla Maria Silva de Faria, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoecologia, Planejamento Ambiental, Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da paisagem, impactos ambientais, uso e ocupação da terra, modelagens geoambientais e análises geoecológicas em bacias hidrográficas e unidades de conservação. Coordena Grupo de Pesquisa Geoecologia das Paisagens do Cerrado. Vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB) e ao Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO), ambos da UFG, como docente do quadro permanente. Representa a UFG em Conselhos Consultivos de Unidades de Conservação no estado de Goiás

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

de Freitas, M. V. S., & de Faria, K. M. S. (2022). DINÂMICA TEMPORAL DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CAVEIRINHA: UM CASO DE DEGRADAÇÃO PAISAGÍSTICA EM GOIÂNIA (GO): um caso de degradação paisagística em Goiânia (GO). REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 15(2), 30-40. https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/699